Um dos grandes mestres da nossa música, nascido em Xerém/RJ, filho de família de excelentes músicos e uma das pessoas que fez parte da minha história musical. É um dos melhores professores de música da região e hoje mora na cidade de Cardoso Moreira/RJ. É com muito prazer que falo de um dos melhores amigos que influenciou vários músicos no Brasil. Meu amigo e grande profissional ENEAS SICON.
AN - Onde nasceu?
ES - Xerém, quarto distrito da cidade de Duque de Caxias/RJ.
AN - Quantos anos você tem?
ES - Ainda 47 anos.
AN - Com quantos anos começou o interesse pela música?
ES - De 8 para os 9 anos.
AN - Em sua família tem outros músicos?
ES - Sim.
AN - Descreva alguns artistas que você trabalhou.
ES - Claudio Caribé Batera, meu primeiro professor de jazz music na Igreja Nova Vida da Tijuca no Rio de Janeiro, onde em 1984 tudo começou. Tocamos juntos durante 10 anos consecutivos na igreja com a Banda Vida, formada por músicos de qualidade: Jetro da Silva (piano e teclado), Alfredo Cardin (piano e teclado), Paulo Jorge (bateria), Ebenézer da Silva (percussão), Almir (percussão), Zic (bateria), Murilo (bass), Samir (sax alto), Samuel e Caldeira (bone), Serginho (flauta transversal) e Ion Muniz (sax tenor). Também tocaram na Banda Vida: David Sicon (bass) (meu irmão) e Davi Batatinha (bass).
Também toquei com Wanda Sá (ex-esposa de Edu Lôbo) no projeto musical Vinho Novo com os músicos Edson e Tita Lôbo no Rio de Janeiro; Ion Muniz (sax) (ex-músico da Baby do Brasil); Zé Canuto (sax) e Adriano Giffoni (Bass); Barrosinho (trompete) (ex-músico da inesquecível banda Bleck Rio); Alfredo Cardin do Fogueira Três; Jetro da Silva (Piano) e Ebenézer (Percussão) (na ofina musical de piano na Escola Nacional de Música no Rio de Janeiro em 2012); Justo Amaro (sax) da Hosana Music; Ron Kenolly e orquestra e coral jazz music; Grupo Logos com meu irmão David Sicon, músico e produtor musical; no momento com trabalho musical com a cantora e compositora América Rocha .
AN - Você tem algum trabalho instrumental?
ES - Sim. Temos 02 segmentos musicais diferentes, mas, com mesmo estilo musical. Um trabalho musical instrumental gospel com a banda Sol de Asafe e secular com a banda Arte da Pedra. A Sol de Asaf foi formada primeiro com Enéas Sicon (trompete), Angelo (guitarra), Glicarinho (bass), Zé Dilau do pandeiro e Makstiler (batera)(tili-bat.). Os ensaios eram na casa dos pais do baterista, depois passamos a ensaiar em um espaço cedido pelo contrabaixista em sua residência, o qual batizamos de "Casinha de Samuel", um local muito especial e marcante na vida musical da Sol de Asaf, coisa da alma do músico.
Depois formamos a Banda Arte da Pedra com Sicon (trompete e teclado), Angelo (guitarra), Makstiler (batera)(tili-bat.), Léo Pacheco (bass) e Dirlandes (voz (dico-voz)), trabalho musical MPB. Tivemos também em um período musical da Arte da Pedra, Adilton (bass (nosso pepeu-bass de sempre)) e nosso local de ensaio musical era na residência de Sicon, na saudosa Montanha Inesquecível! Tivemos também nas duas bandas a cantora inesquecível Gabriela, nossa Gaby-mpb, maravilhosa cantora, canta tudo, música gospel e MPB, com arte, onda e facilidade musical. Sou suspeito em falar, pois sou seu fã. 6. Essas bandas também tiveram uma fase musical onde alguns alunos meus participaram como: Glaucio (Sax Alto), Saulinho (sax-tenor), Cezinha (sax-alto), Maurão (bone) e Rafa (trompete). Tivemos a honra da participação especial na "Arte da Pedra", em um evento cultural na cidade de Cardoso Moreira, o músico Maguinho (trompete) de Campos dos Goytacazes. Grande músico e parceiro de sempre!
AN - Fale um pouco de suas influencias.
ES - Os estilos musicais que mais me influenciaram são: bossa nova, samba canção, enfim, os classicos da mpb-jazz. Como trompetista, meu primeiro instrumento, meus ídolos são: Chet Baker, Paulinho Trompete, Marcio Montarroyos, Miles Davis, Dizzy Gillespie, Freddie Hubbard, Louis Armstrong (quando criança, meu apelido era "Louis Armstrong). Na verdade foi o primeiro trompetista de jazz music que ouvi. Na época era o músico trompetista mais falado e badalado na minha terra natal e em casa.
AN - Você é endose de alguma firma?
ES - Sim. Produtora musical Evolution no Rio de Janeiro do meu sobrinho Wanderson Bass; David Sicon Produções Artísiticas Musicais.
AN - Com quem você está tocando atualmente?
ES - Temos um trabalho musical gospel e secular com a Banda Sol de Asafe. Música gospel-jazz na Igreja Batista Ebenézer em Guarnieri (Italva), Pr. Gedeão Bispo de Sousa. Banda Arte da Pedra com mpb-jazz em eventos culturais e festas em geral. As duas bandas têm a mesma formação: atualmete somos um trio: Sicon trompete, Tili batera e Thiago teclado. É um trabalho musical 90% instrumental, mas, às vezes tem voz e poesia cantada também faz parte do show!
AN - Fale um pouco de seu inicio na música. Como tudo começou?
ES - A música começou no berço familiar, por isso sempre afirmo que em nossa família ninguém nasceu chorando, mas, cantando. Tudo começou em casa com meus irmãos e minha saudosa mae Adilia Sicon. Mamãe era nossa regente musical, com seu ouvido absoluto, sem estudar uma nota musical. Ouvia os hinos (música gospel) e tirava as 04 vozes e passava para nós, Conjunto Voz da Esperança, formado com: Levi Sicon (primogênito-alfa), Elias Sicon, Isaias Sicon, Miriam Sicon, Silas Sicon, Ely Sicon, David Sicon e Enéas Sicon(caçula-ômega). Cantávamos à capela e posteriormente Gerson do violão nos acompanhava. Na época gravamos um compacto (vinil), mas se perdeu, o vento levou... Infelizmente! Meus saudosos pais já não estão entre nós, pai Castorino da Conceição e Mãe Adilia Silva da Conceição/Sicon, inesquecíveis; contudo, o legado deixado por eles está vivo para sempre em nós seus filhos, a família Sicon de sempre.
O conjunto Voz da Esperança fez seu sucesso musical na época na Primeira Igreja Batista em Mantiquira, Xerém, Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Posteriormente, com o afastamento de alguns manos da igreja, formamos o conjunto Esperança, agora com outros amigos músicos da igreja e a partir dessa nova fase musical da família Sicon , nasceu Sicon Trompete com 9 anos e David Bone com 10 anos. Assim, o conjunto se tornou vocal e instrumental. Coloquei o trompete na boca com 8 para 9 anos de idade e tirei o primeiro som. Não sabia que nota era, mas logo entrei na aula de música na igreja para a formação da banda de música com o professor Alair Teixeira, meu primeiro professor de música, saudoso e inesquecível. Meu segundo professor de música foi Erodices Frutuoso, teoria musical e canto coral. O terceiro foi Claudio Caribé, harmonia funcional e improvisação arte jazz brazuca. Estudamos também com os músicos Alfredo Cardin, piano e Ion Muinz,sax. Todos inesquecíveis!
AN - Fale dos estilos de música que mais te estimulou a ser esse músico excelente, com uma postura exemplar no palco.
ES - Como já disse, os ritmos brasileiros são os mais presentes na minha vida musical, desde criança. Caminhar, conviver e estudar com todos os músicos citados teve um peso musical marcante para minha inspiração e motivação artística musical.
AN - Dê uma dica para os iniciantes.
ES - Estudar sempre. Só paramos de estudar após o sono da morte. A prática do instrumento musical é básica, fundamental e indispensável sempre. O estudo musical individual tem que ser programado e organizado para se ter o resultado desejado. Ouvir os clássicos da MPB que não estão na mídia,música instrumental e jazz music internacional é muito importante para o estudante de música.
AN - Descreva suas maiores dificuldades no inicio de carreira.
ES - Pouco espaço para atuação musical e poucos músicos sérios, dedicados, responsáveis, profissionais de verdade com a música. Infelizmente na época, na minha terra, éramos a minoria com compromisso musical. Sabemos que hoje não está muito diferente do passado, mas, melhorou bastante.
AN - Suas principais influências.
ES - Na época foi Tom Jobim, João Gilberto, Família Caymi, Elis Regina, César Camargo Mariano, Hélio Delmiro, Leny Andrade e muitos grupos gospel como Vencedores Por Cristo, Grupo Elo, Cantores De Cristo, Conjunto Sonoros, Som Maior, Jovens Da Verdade, Quarteto Vida, Grupo Logos e João Alexandre. Esses grupos gospel foram os que implantaram os ritmos musicais modernos dentro da igreja evangélica no Brasil, ritmos como: samba canção, bossa nova, baião, pop rock, balladas, levadas e o fank art jazz music. Portanto, conheci e toquei todos os ritmos musicais dentro da igreja, porém, infelizmente hoje, temos poesias, harmonias, ritmos e melodias pobres em extremos na música gospel.
AN - Agradecimentos
ES - Agradeço a Deus criador da música e dos músicos, a você nobre músico Adilton do Nascimento-bass por lembrar de nós e nos proporcionar este momento marcante e inesquecível que é falar da minha história musical. Quero ressaltar o nosso amigo Cleber violão, esposo de Rosana Moura, filha de Josué Moura e professora Penha. Cleber é um grande músico, que acreditou em nós e nos deu apoio e ajuda, indicando nosso nome em março de 1997 ao saudoso prefeito Eliel Almeida Ribeiro como professor de música do projeto "O Pequeno Constrói", na secretaria de assistência social, Secretária Ângela. Foi meu trabalho musical na prefeitura do município de Italva.
Agradeço ao meu pastor Gedeão Bispo de Sousa da Igreja Batista Ebenézer em Guarnieri-Italva, pelo apoio e ajuda necessários dispensados a nós omo músicos. É o conselheiro da Banda Sol de Asafe e um amigo e irmão e verdade de todas as horas. Enfim, agradeço a todos os meus nobres músicos, poetas, compositores e apreciadores amantes da música em Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna ,Campos dos Goytacazes, no estado do RJ, no Brasil e no mundo 100% salomantico! prov.18:15! "o entendido busca o conhecimento, e o ouvido do sábio busca a ciência."(palavras do rei Salomão inesquecível)."Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som." Portanto, músico, é o artista que manifesta os diversos afetos da sua alma mediante o som."(Sicon).Viva a cultura nacional, arte jazz brazuca globalizada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário