Olá. Nessa matéria vou falar de algumas madeiras usadas na construção dos instrumentos. Somente algumas, já que existem uma variedade imensa em todo o mundo. A madeira é a peça fundamental na construção de um bom instrumento e é importante que elas estejam bem secas, para não apresentar problemas futuros, por isso que, em matéria anterior, frisei que na compra do instrumento o comprador precisa ficar de olho nas madeiras usadas. Geralmente se usa no corpo cedro, mogno, axe e alder. Já no braço recomenda-se o marfim ou maple. Na escala do instrumento é bom usar jacarandá, maple, marfim, ebano entre outras. A variedade é grande, entretanto essas são as mais usadas. Essas madeiras precisam estar bem secas e sem rachados. Isso evita problemas futuro como empeno, rachaduras no braço, aparecimento de fissuras entre outros.
Corpo em Mogno |
É no corpo do instrumento que se encontra a parte elétrica, a ponte, os captadores e os knobs, botões de regulagem. Os timbres do instrumento estão ligados diretamente nesse corpo. Se bem escolhidas, algumas madeiras, unidas a um bom captador e uma boa ferragem, dão sons mais graves, outras com os médios e agudos mais bonitos. Se o músico tiver esse conhecimento básico, pode adquirir um bom instrumento.
Marfim |
MARFIM: madeira clara, pesada e resistente. A característica sonora é aguda com muito ataque. Usada nas estruturas centrais dos braços, nos corpos e nos tampos.
JACARANDÁ: diversos são os tipos de jacarandá existentes. Os mais usados são de cor chocolate com traços avermelhados, violeta e algumas peças bem claras para longarinas e tampos. É madeira muito dura e de alta resistência. Sua sonoridade é muito marcante nos graves com notas bem precisas e com muito sustem, principalmente nas escalas e para acabamento.
Jacarandá |
ROXINHO: madeira de cor roxa com poucos desenhos, muito dura e resistente. Sonoridade muito grave. Usada basicamente nas pequenas longarinas que formam a estrutura dos braços.
IMBUIA: madeira de cor marrom e normalmente muito exótica (figurada). É relativamente dura. Usada basicamente nos tampos e nos fundos dos instrumentos.
IMBUIA: madeira de cor marrom e normalmente muito exótica (figurada). É relativamente dura. Usada basicamente nos tampos e nos fundos dos instrumentos.
MAPLE: madeira de cor parda de boa densidade e resistência. De sonoridade aguda. Existem vários tipos de maple; flamed, curly, burl , quilted e spalted que são usadas no braço e nos tampos dos instrumentos inteiriços (masters).
Roxinho |
MOGNO (Mahogany): Madeira macia, pesada, com o som "morno", repleto de frequências baixas e médias e é muito usado no corpo e nos tampos.
ALMIEIRO (Alder): Madeira dura, densa, de som cheio e encorpado, frequências bem equilibradas. É a madeira clássica das fender strato.
FREIXO (Ash): Madeira dura, densa, pesada, porosa, de som estridente. É muito rica em agudos. Foi usada nas primeiras stratos e nas teles. Atualmente é usado nos modelos mais caros da Fender. Som mais bluseiro.
Maple |
BORDO (Maple): Madeira muito densa e dura. Ideal para suportar a tensão das cordas. Por isso é muito utilizada como braço para os instrumentos. É também utilizada como "Cobertura" no corpo dos instrumentos mais caros de mogno (como nas Gibson Standart e Custom, bem como nas PRS), pois além de ser bonita, acrescenta frequências mais altas à sonoridade obscura do mogno. É muito pesada para servir de corpo, mas existem guitarras com corpo de maple.
Imbuia |
ÉBANO (Ebony): É muito densa, escura, linda, muito brilho, e caríssima, quase extinta no mundo. É usada como escala das guitarras mais luxuosas.
Meu Baixo de 6 cordas feito por Daniel Rossi |
Um dos meus baixos feito pelo Eliezer (frente imbuia) |
Este meu outro baixo por Eliezer (frente mogno) |
Essas informações são muito importantes, principalmente para músico que quer ter sua identidade sonora. Breve vou falar dos captadores e dos circuitos. Uma pergunta: Captadores passivos ou ativos? Aguarde...
Um dos meus luthiers, Daniel Rossi de Nova Prata-RS, está terminando um dos meus baixos. Vou fazer uma matéria passo a passo da construção desse BAIXO. Madeiras usadas, captador e parte elétrica. Breve também matéria com músicos de nossa cidade. Abraços.
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