É com muito prazer que faço essa entrevista com esse grande amigo e profissional, um dos melhores professores de música do Brasil e um dos fundadores do festival do contrabaixo que vem descobrindo talentos em todo o país. Ele é professor de uma das maiores escolas de música do BRASIL, a IBT. Meu amigo RONALDO LOBO.
Adilton –ONDE NASCEU?
Lobo - Nasci em São Paulo capital, no Bairro da Lapa e tenho 45 anos.
Adilton –QUANDO COMEÇOU A TOCAR?
Lobo - Aos 12 anos comecei tocar violão, mas parei logo. Com 14 comecei com o Baixo.
Adilton – TEM ALGUM MÚSICO PROFISSIONAL EM SUA FAMILIA?
Lobo - Não, meu avô tocava alguns instrumentos, mas só de lazer.
Adilton – FALE UM POUCO SOBRE SEU TRABALHO?
Lobo - Acompanhei algumas pessoas, mas elas não são conhecidas. Meu trabalho foi mais com bandas. Toquei nas bandas Desequilíbrios e Blezqi Zatsaz, em ambas gravamos CDs e depois fui pra carreira solo.
Adilton – VOCÊ TEM ALGUM TRABALHO SOLO?
Lobo - Tenho meu trabalho solo Ronaldo Lobo Trio, que gravei em 2007. Ainda tenho um trio chamado Nonsense e um chamado Mossapy (Jazz).
Adilton –SUAS INFLUÊNCIAS?
Lobo - Sempre gostei muito do John Patitucci, na sua limpeza das notas, mas estudei muito o Stuart Hamm e Billy Sheehan. Gosto muito também do Gary Willis e do Dave Larue. Outro cara que me impressiona muito é o Brian Bromberg entre muitos outros...
Adilton –VOCÊ É PATROCINADO POR ALGUMA FIRMA?
Lobo - Hoje sou endorsee das corda SG, amplificadores Pezo e dos Baixo Mendes
Adilton –POR SER UM EXCELENTE MÚSICO E PROFESSOR, VOCÊ TEM FEITO MUITO WORKSHOP?
Lobo - Tenho meu trabalho de baixo solo onde faço festivais no Brasil todo, master classes e workshops. E agora vou com esse trabalho pro festival internacional de New Hampshire (EUA). Ainda tenho uma Banda de Blues chamada RL Blues Band.
Adilton – FALE UM POUCO DO SEU INICIO NA MÚSICA.
Lobo - Tudo começou em festivais de colégios. A minha primeira banda se apresentou em um colégio e alguns amigos me viram tocar, dai me chamaram para outras bandas. Tocávamos em muitos festivais de escolas naquela época e "detalhe", musica própria.
Adilton – O RITMO QUE MAIS CURTE?
Lobo - Sou roqueiro por natureza, então acompanhei todas as grandes bandas de rock dos anos 80, fora isso gosto muito do Fusion e do Jazz.
Adilton – DE UMA DICA PARA OS INICIANTES.
Lobo - Acho que a melhor dica é estudar muito!!
Adilton – FALE DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DO INICIO DE CARREIRA.
Lobo - Bem, na minha época era difícil achar material didático e professores. Os instrumentos bons eram muito caros também.
Adilton –AS BANDAS QUE MAIS CURTE?
Lobo - Como Banda, Queen, Led Zeppelin, Sabbath, Van Halen, Deep Purple, AC/DC, Zappa etc…
Adilton –AGRADECIMENTOS.
Lobo - ADILTON E O ITALVA EM FOCO. Obrigado por abrir esse espaço, pela oportunidade de abrir espaço para músicos e pra boa música. Nosso País está precisando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário