17 janeiro 2016

ENTREVISTA COM LAMARTINE

Nessa entrevista trago um músico que vem ganhando espaço no cenário musical, o baiano LAMARTINE. O músico já acompanhou artistas como Elba Ramalho entre outros no Brasil e exterior. Excelente pessoa e musico do primeiro escalão no nosso cenário musical. Aqui ele fala das dificuldades e prazeres da música.


Adilton: ONDE NASCEU E QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?
Lamartine: Nasci na cidade de Paulo Afonso, interior da Bahia.  Tenho 40 anos.

Adilton: COM QUANTOS ANOS COMEÇOU O INTERESSE PELA MÚSICA?
Lamartine: Comecei a tocar cavaquinho com 9 anos por influência de meu pai e do meu irmão.

Adilton: EM SUA FAMÍLIA TEM OUTROS MÚSICOS?
Lamartine: Meu pai era músico, tocava cavaquinho e acordeom. Hoje com 78 anos só toca em casa. Ele é meu guitarrista profissional, arranjador e compositor.

Adilton: DESCREVA ALGUMS ARTISTAS QUE VOCÊ TRABALHOU.
Lamartine: Tive o prazer de tocar com o cantor André Rio, acompanhando-o em uma turnê pela Europa em 2009. Tenho participação no DVD de França, cara que fez o maior sucesso na Banda Mastruz com Leite. Toquei no Festival Cover Baixo realizado por Celso Pixinga.

Adilton: VOCÊ TEM ALGUM TRABALHO INSTRUMENTAL?
Lamartine: Tenho meu CD Instrumental denominado Brincando D`Baixo.
                
Adilton: FALE UM POUCO DE SUAS INFLUENCIAS.
Lamartine: Nico Assumpção, Celso Pixinga, Arismar do Espírito Santo, John Patitucci, Jaco Pastorius e Victor Wooten.

Adilton: VOCÊ É ENDORSE DE ALGUMA EMPRESA?
Lamartine: Em 2008 dei uma canja no stand da Condor na EXPOMUSIC SP e o proprietário Carlos Cezar mandou eu escolher um baixo na vitrine e me deu, mas não assinei como endose por ser comerciante e não ter o tempo total disponível.

Adilton: COM QUEM VOCÊ ESTÁ TOCANDO ATUALMENTE?
Lamartine: Atualmente faço free lance e gravações. 
          
Adilton: FALE UM POUCO DE SEU INICIO NA MÚSICA. COMO TUDO COMEÇOU?
Lamartine: Tudo começou por incentivo do meu irmão, meu pai, que já era músico e ficava dizendo: “Rapaz, a música é ingrata, quero que vocês estude”, mas meu irmão, fascinado, fez ele comprar um violão e colocou na minha cabeça para aprender cavaquinho. Aos 12 anos cismei e disse: “Agora quero um baixo”, e não peguei mas no cavaco.


Adilton: FALE DOS ESTILOS DE MÚSICA QUE MAIS TE ESTIMULOU A SER ESSE MÚSICO EXCELENTE, COM UMA POSTURA EXEMPLAR NO PALCO?
Lamartine: Meu pai nos ensinou a escutar de Michael Jackson a Luiz Gonzaga. A música não tem barreira, óbvio que tem uns modismos que passam rápido mas como músico tenho que estar pronto para tudo.

Adilton: DE UMA DICA PARA OS INICIANTES.
Lamartine: Minha dica estudar muito mesmo e praticar o máximo possível, não adianta ter a teoria e não ter a prática. 
            
Adilton: DESCREVA SUAS MAIORES DIFICULDADES NO INICIO DE CARREIRA.
Lamartine: Minha maior dificuldade era não ter o material certo para estudar. Por ser do interior, não tinha escola de música e nem internet. Autodidata mesmo. Sei o quão é difícil viver de música, por isso a faço como hobby, mas tento me dedicar ao máximo. É um êxtase cada vez que subo em um palco. Agradeço à Deus.

Adilton: AGRADECIMENTOS.
Lamartine: Agradeço à Deus pelo dom, ao meu pai e meu irmão que nunca deixaram de me incentivar e a todos que curtem o meu trabalho.  Ao site ITALVA EM FOCO, a você ADILTON DO NASCIMENTO, que conhece também as dificuldades de ser músico como ninguém, por abrir esse espaço maravilhoso para nós músicos podermos falar um pouco da nossa história


Nenhum comentário:

Postar um comentário