28 julho 2013

CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO

Recentemente, o meu luthier, Daniel Rossi, da D Rossi Instrumentos, fez um baixo de 4 cordas para mim. Quero mostrar a você leitor, como funciona a construção de um instrumento feito por um dos melhores luthierd do mundo. Primeiro escolhemos a madeira que irá compor o corpo. Neste caso escolhemos o CEDRO, madeira muito conhecida pelos brasileiros. Em seguida definimos o tampo, que é a parte da frente do instrumento. Para o tampo colocamos uma madeira chamada SATWOOD. Abaixo as fotos:






Corpo de Cedro
Tampo de Satwood











No braço do instrumento, o Daniel usou MAPLE na parte traseira e JACARANDÁ na escala.Nas fotos a construção do braço.Parte da frente e de trás do braço. Repare que ainda está sem os trastes.

Mão já furada para colocar as tarraxas.

O instrumento já colado e tomando forma.

Nessa foto vemos as cavidades do instrumento que já estão prontas para receber os captadores e os furos da ponte junto com os furos dos knobs .

O  furo traseiro onde fica toda a parte elétrica

Agora uma parte muito delicada, a pintura. Nessa fase o instrumento é, varias vezes, lixado e pintado, até que a madeira não apresente nenhum defeito em sua face. Este é um processo que requer muito do profissional. Na foto a primeira pintura. Essa parte leva mais ou menos um mês.

Agora sim, o contra-baixo está pronto para ser usado. Um trabalho perfeito realizado por um profissional. Um som apurado e com a escolha das madeiras certas para ter um instrumento top de linha. Parabéns ao luthier DANIEL ROSSI pela construção. Nesse instrumento usamos tarraxas da gotoh, ponte gotoh, trastes jumbo knobs gotoh. O sistema é totalmente passivo e os captadores da marca Cabrera. Com a blindagem feita no sistema não se houve ruído. O baixo foi testado pelo músico Adilton do Nascimento. Breve vídeos dos testes.



Um comentário: