02 junho 2013

ENTREVISTA COM MARCOS GODOY




O guitarrista MARCOS GODOY é para mim um dos melhores do pais. Já tocou com os mais renomados músicos na área instrumental e nos concedeu essa maravilhosa entrevista para a coluna Falando de Música do ITALVA EM FOCO.







Adilton: ONDE NASCEU E  QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?
Marcos: Sou paulista da capital mesmo (paulistano com orgulho), morei lá até meus 16 anos. Cheguei ao Rio (Niterói) com minha família em 1981.Hoje tenho 45 anos.

Adilton: COM QUANTOS ANOS COMEÇOU O INTERESSE PELA MÚSICA? 
Marcos: Desde que me entendo por gente tive contato com a música, pois meu pai tocava (por hobby) piano, violão e tinha alguns instrumentos de samba (agogo , tamborim , surdo , etc) pois sempre fazia uma farra com os amigos e família, acompanhado de um bom churrasco... rs . Assim eu cresci. Ouvindo basicamente Bossa Nova e samba através dele, mas quando conheci o rock , me apaixonei (coisa de garoto) . Dos 16 aos 19 fui metaleiro ... rs, mas como tinha um histórico de ouvir outros gêneros , nunca fui tão radical.

Adilton: EM SUA FAMILIA TEM OUTROS MÚSICOS? 
Marcos: Como disse, tinha (não profissionalmente) meu pai, muito embora antes de se casar , meu pai fazia alguns shows tocando baixo acústico e meu irmão toca também de hooby.

Adilton: DESCREVA ALGUMS ARTISTAS QUE VOCÊ TRABALHOU?
Marcos: Eu nunca trabalhei com artistas de nome em palco, nem em estúdio, exceto do meio instrumental. Só um disco que gravei com uma banda de samba que Emilinha Borba participou. Com relação a músicos já toquei com Arthur Maia, Marcelo Martins, Zé Canuto, Marcus Kinder e muita gente que está na luta do dia a dia. De duplas sertanejas a big band.

Adilton: FALE UM POUCO DE SUAS INFLUENCIAS? 
Marcos: Bom... posso dizer que tive alguns momentos até aqui na minha formação. O meu pai contribuiu na área da musica brasileira com sua bossa nova , assim como Nelson Faria; meu professor de instrumento durante 4 anos de universidade , também Yuri Popoff (harmonia aplicada) também da universidade. Mas tive outros momentos importantes. Minha paixão pelo rock não pôde ser ignorada, o que me direcionou para um tipo de pegada e maneira de tocar na guitarra ( o que inclusive veio antes da universidade), e meu gosto também pelo country americano, pois seus solos e adrenalina me atraem bastante . Deste bolo todo , posso te dizer que minhas maiores influencias são o fusion (jazz rock ) principalmente pela guitarra de Scott Henderson , o jazz de Pat Metheny e o country americano.

Adilton: VOCÊ É ENDOSE DE ALGUMA FIRMA?
Marcos: Sou endose da Groove (cordas) , tenho apoio da Walczak (guitarras) e da loja Disconildo em Niterói.

Adilton: COM QUEM VOCÊ ESTÁ TOCANDO ATUALMENTE?
Marcos: Atualmente estou me dedicando ao meu novo CD Rumo Certo ,e também toco como freelance em outros quando sou chamado. Atualmente estou me dedicando muito a área acadêmica dando aulas e me preparando para o mestrado que pretendo fazer.

Adilton: VOCÊ TEM ALGUM TRABALHO INSTRUMENTAL?
Marcos: Sim, tenho dois cds instrumentais meus. O mais novo se chama Rumo Certo, com a participação de mais de quinze músicos como Arthur Maia , Rick Ferreira, Cláudio Infante entre muitos outros.


Adilton: FALE DOS ESTILOS DE MÚSICA QUE MAIS TE ESTIMULOU A SER ESSE MÚSICO EXCELENTE  COM UMA POSTURA EXEMPLAR NO PALCO.
Marcos: Como disse, basicamente minhas influencias não foram (e são) músicos super técnicos como os guitarristas de rock tipo Vinnie Moore, Guthrie Govan, mas sim músicos que me tocavam musicalmente pela composição e sonoridade, assim posso citar o Scott Henderson , Eric Jonhson, Pat Metheny , Albert Lee e mais recentemente Brad Paisley .

Adilton: DÊ UMA DICA PARA OS INICIANTES.
Marcos: Minha primeira e fundamental dica. ESTUDE E SEJA ABERTO A TODOS OS GENEROS,mesmo que você ouça e perceba que não é pra você, pois tem musicas que a linguagem não tem a ver conosco e outras são a nossa cara. A outra dica é : aprenda a ser um bom administrador da sua carreira, saiba discernir o que é legal e o que não é pra você e saiba que drogas e álcool não faz a carreira de ninguém decolar e sim afundar.

Adilton: DESCREVA SUAS MAOIRES DIFICULDADES NO INICIO DE CARREIRA.
Marcos: Acho que isso é que nem relação entre marido e mulher, cada um tem suas dificuldades , não é igual a todos. No meu caso tive primeiro que mostrar para meus pais que queria ser musico de verdade mesmo e aos poucos fui ganhando minha grana com aulas e shows. No inicio umas das grandes barreiras é foi a dificuldade de estabelecer um nome, uma clientela de alunos, mas é preciso persistência, certeza do que quer, e muito amor pela musica.

Adilton: AGRADECIMENTOS.
Marcos: AGRADEÇO A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR QUE ESTEVE E ESTÁ COMIGO EM TODOS OS MOMENTOS DA MINHA VIDA, .AOS MEUS PROFESSORES, PAIS E  AMIGOS EM GERAL. UM FORTE ABRAÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário