16 junho 2013

DICAS DE COMO COMPRAR BONS INSTRUMENTOS




Sempre em dia com as novidades e as dicas do mundo musical, o Italva em Foco também se preocupa em oferecer as informações necessárias para que os internautas tenham um consumo consciente. Assim, é fundamental que tenhamos um melhor conhecimento sobre todas as características cruciais na escolha de um bom instrumento, seja ele um violão, guitarra, baixo, instrumento de tecla, sopro ou de percussão. Vamos começar pelos instrumentos de cordas.

Primeiro passo é conhecer as peças que compõem um instrumento, fator principal para uma boa escolha. Por isso eu trago pra você fotos de um violão, uma guitarra e um contrabaixo com o nome de cada peça que compõem o instrumento. Conhecendo os nomes será mais fácil você todo o processo que vou explicar logo a baixo. Se você já tem um instrumento e uma dessas peças der defeito, poderá explicar melhor a quem está te fornecendo as peças. Vamos lá.


A escolha de um violão depende, acima de tudo, do perfil desejado do instrumento. Em geral, o violão se apresenta como um dos instrumentos mais atrativos para os iniciantes ou para quem aprecia os gêneros mais populares da música. Entre as principais características a serem observadas na escolha de um bom violão, estão seu tipo de encordoamento e os materiais utilizados em seu corpo. Combinando um corpo leve e preparado acusticamente em madeira Maple, o braço em marfim, a escala em jacarandá, reparar bem se a escala não está empenada, vê se as tarraxas estão presas corretamente e bem fixadas a mão do instrumento e rodando levemente, reparar se as ferragens como ponte, trastes, parafusos que prendem as ferragens estão enferrujados, reparar se o instrumento está muito tempo na loja, se o encordoamento for em aço observar se encontra com ferrugens, se o violão tiver parte elétrica, liga-lo em uma caixa amplificada e verificar se não a ruídos. Mexer em todo os botões que compõe a parte elétrica e ver se estão funcionando em perfeito estado.


As guitarras e os contrabaixos, de forma semelhante aos violões, exigem uma verificação minuciosa de seu corpo antes de serem adquiridos. Além disso, por sua complexa montagem eletrônica, exigem também conhecimentos mais específicos quanto a seus componentes de amplificação e processamento do sinal sonoro pelos captadores. Fazer todo reconhecimento das ferragens observando se não há ferrugens, se a parte elétrica não está chiando, pois se tiver vai ter que se fazer reparos como aterramento e blindagem do circuito elétrico, verificar se a altura das cordas está muito alta, e se na ponte, os carrinhos do instrumento ainda podem baixar dando margem para o luthier mexer e botar ela em uma altura confortável para o músico tocar. Detalhe importante: tocar nota por nota em toda sua escala em todas as cordas e reparar se não há sinal de  trastejamento, pois se houver, o luthier vai ter que fazer uma retifica nos trastes e a pessoa  que estiver comprando o instrumento vai ter que gastar um bom dinheiro.


Olhar toda a escala e o braço e observar se não há defeitos e olhar se o corpo encontra–se arranhado. Esses são só alguns cuidados. Detalhe importante sobre as madeiras que estão nesse instrumento: Fique de olho aqui no ITALVA EM FOCO que vou fazer uma matéria só sobre madeiras .  Resolvi fazer essa, para você leitor, que quer se músico ou tenha filhos ou amigos ou familiares que  interesse pela arte maravilhosa chamada música, não tenha prejuízo na hora de adquirir um instrumento. Se você não tem esses conhecimentos pesquise, chame algum músico ou amigo para te ajudar na escolha  para não tomar prejuízo. Se desejar pode entrar em contato comigo pois terei o maior prazer em ajudar você. Em matérias futuras vou falar sobre o que usar de madeiras, captadores, ferragens e circuitos. Vamos juntos nessa viagem musical.

EM TEMPO

Estive neste final de semana no Festival Blues Jazz Rio das Ostras e estive com várias feras da música nacional e internacional. Em breve estarei passando aqui na coluna todos os detalhes. Na foto ao lado estou com o baixista Steve Bayley, músico e professor da Berkle, uma das maiores escolas de música do mundo. Em breve mais detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário