24 março 2013

LUTHIER



Olá. Queria começar nossa coluna agradecendo a todos que curtiram nosso primeiro post aqui no Italva em Foco com o Jander Paiva. Para você que não teve a oportunidade de ler, basta clicar no link abaixo desta nova matéria. Por falar nisso, vamos falar agora sobre o trabalho do Luthier, profissional indispensável para um bom músico. Boa leitura.

Definição: Luthier  ou lutier é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daqueles que são dotados de teclado em sua fabricação. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba, todo tipo de guitarras (acústica, elétrica e clássica), e bandolins. A palavra luthier é francesa . termo luteria  ou luteraria designa a arte da construção de instrumentos de cordas. O luthier tem a capacidade de construir  os instrumentos usando as melhores madeiras, os melhores circuitos elétricos e ferragens com acabamentos impecáveis.
  
Eu e o luthier Eliezer Lara em sua oficina
     Vou explicar como funciona. Quando você se torna um músico profissional, um dos fatores importantes é buscar o som que quer tirar do instrumento, é como se fosse sua identidade.  Fechamos os olhos ou ouvimos uma gravação e sabemos que é você quem está tocando.  Para mim isso é o fator mais importante no músico, é aí que entra o nosso amigo luthier. O músico chega para construir o instrumento. Vamos citar o baixo como referência, pois meus instrumentos são todos feitos pelo luthier ELIEZER LARA. Eliezer senta com você para trocar uma ideia e te pergunta que tipo de som você que tirar. Caso queira, por exemplo, um som mais moderno, com os graves bem definidos e médios acentuados explorando bem o circuito, usando todos os timbres que o captador oferece, ele identifica qual madeira, captador e circuito elétrico que vai te dar esse som. 


Um dos meus baixos
     Citei o caso acima como exemplo, pois tive o prazer de estudar com quatro baixistas que me ensinaram isso e através deles consegui o meu  som. Pesquisei com o ELIEZER, que constrói os meus instrumentos a 6 anos. Resumindo: O luthier é o cara que transforma seus sonhos de tirar um bom som, limpo e definido em realidade. Ele pega seu instrumento do zero e te entrega uma máquina de tirar som, de acordo com os timbres que você quer. 


Peço a você que confira esses músicos que vou citar, pois todos eles usam baixos feitos pelos melhores luthiers do Brasil: ANDRÉ GOMES, ARTHUR MAIA, ADRIANO GIFFONI, ANDRÉ NEIVA, NICO ASSUNPÇÃO, ADILTON NASCIMENTO entre outros. Pesquisem o máximo que puderem sobre esse assunto. Abaixo vemos o baixo da alegria do ANDRE GOMES. Reparem que ele tem um compressor embutido nele.


Fatores importante na construção de um bom instrumento.

MADEIRA - A madeira é a matéria-prima principal na fabricação de um instrumento musical, sendo ela a responsável pelo timbre do instrumento. Se escolher madeiras ruins, o som do seu instrumento poderá soar sem definição, sendo agressivo aos seus ouvidos. A madeira, além de ser escolhida para favorecer o timbre final também é escolhida para a aparência do instrumento.



Hardware – as ferragens que vão ser usadas como ponte, tarraxas.





Eletrônicos – os captadores e o circuito.





Acabamento - O acabamento é uma das partes principais na construção de instrumentos musicais, pois tem como objetivo dar um belo aspecto exterior ao instrumento, sendo um quesito visual.




OBS: Alguns sites  para você pesquisar

Abaixo alguns vídeos com o baixista ADILTON DO NASCIMENTO usando um baixo MODELO VITORIOSO DO LUTHIER ELIEZER LARA com as seguintes configurações: Corpo em mogno, braço marfim com as escalas em jacarandá, frente maple circuito bqc da emg, captador – 40 dc sob par da emg. Confira os timbres. Reparem que com essa configurações, consegui um timbre bem rasgado e ums graves roncados


Reparem que com as configurações acima consegui um timbre bem rasgado e uns graves roncados

MAIS: A luteria é uma profissão importantíssima, tanto que existe curso de extensão universitária. Confira neste site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário